mar 13
Como atualizar o WordPress com segurança

Como atualizar o WordPress com segurança

A recomendação que um proprietário de site WordPress mais escuta é sobre a importancia de manter seu WordPress atualizado. Mas como fazer isso com segurança?

Há quem defenda que é preciso deixar as atualizações no automático, assim tudo vai estar em dia e você não precisará se preocupar com isso. Outros dirão que é importante realizar as atualizações manualmente para maior controle de versionamento.

Confesso a você, leitor, que nem mesmo entre os desenvolvedores existe um consenso.

Se você é um fiel devoto das automatizações, sinto lhe decepcionar, pois somos Team Atualize Manualmente.

Apesar de não ser tão prático quanto “deixar rodando”, te explico abaixo o por quê, em nossa percepção, não deixar as atualizações automáticas do WordPress ligadas é a maneira mais segura de garantir que seu site não irá desconfigurar. Aprenda também neste post como atualizá-lo de maneira segura!

1 –  O bom e negligenciado backup

Em quase uma década como desenvolvedora, já cansei de ver empreendedores perdendo seu site ou loja em WordPress simplesmente por não terem um backup guardado.

E digo mais: o backup é tão negligenciado que até mesmo profissionais mais experientes não dão tanta importancia ou realizam com a periodicidade que deveriam.

A regra mais básica de todas é: antes de QUALQUER atualização WordPress, seja do tema ou dos plugins, realize um backup.

Esse é um dos primeiros motivos pelo qual não recomendamos a atualização automática do WordPress.

É importante que você salve uma cópia do seu site e só então atualize. Assim, caso o layout acabe desconfigurado, você saberá que na versão anterior isso não acontecia.

No pior dos casos, basta subir a versão que funcionava e ficar tranquilo.

O WordPress nada mais é do que um quebra-cabeças formado por peças construídas por desenvolvedores e empresas do mundo todo. Por isso, se um plugin essencial não atualizar junto com a última versão seu site pode acabar quebrando.

Algumas hospedagens (leia também: preço de hospedagem, como escolher ) oferecem backups diários, semanais ou mensais em seus planos.

Se você não é ou não conhece um desenvolvedor, vale a pena conferir se seu plano oferece esse benefício. Caso positivo, descubra quando esse backup é feito e aproveite para realizar as atualizações logo depois. Assim, se algo der errado durante a atualização do seu WordPress você terá um backup mais recente.

Sei que muita gente tem preguiça de realizar um backup todas as vezes que uma atualização aparece, então reserve um dia no mês para fazê-lo e enquanto isso, desabilite as notificações de atualizações temporariamente.

Utilizamos o plugin Disable All WordPress Updates para isso.

Para atualizar o site basta desabilitar o plugin e ativar novamente depois.

2 – Se atente às requisições mínimas

Pode ser que você tenha o mesmo plano de hospedagem há muito tempo e nunca tenha entrado em contato para pedir atualizações, então é importante saber de vez em quando qual a versão de PHP está sendo utilizada e o por quê.

Sei que parece um assunto muito técnico, mas é importante saber que as tecnologias mudam e se atualizam, por isso precisamos estar atentos para nos adaptar a elas. Se faz mais de 3 anos que você tem seu site na mesma hospedagem, entre em contato e pergunte se é possível que seja instalada uma ou duas versões anteriores a atual lançada pelo PHP.

Essa é uma medida que muita gente não faz, mas que pode evitar muitos problemas no futuro.

Nos últimos anos saímos da versão 5.4 do PHP para a 8.2, por isso é importante tomar cuidado para não ficar muito defasado.

Se você está em uma hospedagem compartilhada, como um plano simples da Locaweb, por exemplo, geralmente a atualização é automática, mas é bom sempre estar atento.

3 – Conheça seus plugins

São infinitas as possibilidades de plugins gratuitos e pagos que podemos encontrar, mas nem todos servem para você.

Antes de instalar um plugin, verifique quantos downloads foram realizados e se o suporte costuma responder aos tópicos de problemas.

É possível verificar mais detalhes em Plugins > “Visitar o site do plugin”.

atualizar plugin wordpress

Caso seja apenas para atualizar seus plugins, anote a versão atual e a nova, assim você pode voltar para a versão exata caso tenha algum problema.

No caso de atualizar o plugin, clique em “Ver detalhes da versão”.

como atualizar plugin wordpress

Na tela abaixo você poderá conferir as versões do WordPress e PHP aceitas, além de quantos downloads já foram realizados.

Como atualizar o WordPress

Agora que já passei os dois passos importantes a se atentar, explicarei como atualizar de fato o WordPress.

Faça login no seu painel administrativo, clique em Painel e depois em Atualizações:

atualizar o wordpress

Antes de atualizar, anote em algum lugar seguro qual a versão atual que você está utilizando e qual será utilizada. Assim como o caso do backup, se ocorrer algum erro você saberá para qual versão retornar.

Para encontrar a versão, basta descer até o rodapé no painel administrativo no canto inferior direito.

versao wp

 

Meu site ficou em branco e agora?

Se ao atualizar você tentou acessar o site e percebeu que tudo ficou em branco, não se preocupe! Isso acontece porque você tentou realizar alguma ação enquanto as atualizações estavam em andamento.

Geralmente são pessoas que atualizam muitos plugins aos mesmo tempo e tentam sair da página antes de terminar.

Essa tela branca é uma “cortina” criada pelo WordPress para que o usuário não tenha acesso ao processo em andamento.

Para resolver esse problema basta acessar a pasta da hospedagem em que seu site está localizado e apagar o arquivo .maintenance.

É possível localizar acessando via FTP na pasta public_html ou através do editor de arquivos no CPanel. Se você não possui nenhum desses acessos, peça pro suporte da hospedagem apagar pra você.

erro atualizar wp

Finalizando

Depois de realizar um backup, anotar a versão anterior e atualizar, não se esqueça de testar tudo.

Dê preferência em testar na aba anônima ou depois de limpar o cache do navegador.

Teste também no celular, envie um e-mail através do formulário de contato e verifique todas as páginas.

É muito comum que as pessoas procurem o suporte sem ter ideia do que aconteceu. Com esse histórico, o tempo de resolução será mais rápido e consequentemente mais barato.

E claro, se precisar de ajuda fale conosco.

Sobre o Autor

Helen Paiva é desenvolvedora Front End orgulhosa, especialista em comportamento do consumidor e apaixonada por UX/UI Design.