ago 31

Criar site de saúde e beleza – 4 templates para te inspirar

Criar um site de saúde ou beleza pode ser uma tarefa desafiadora. O motivo é que a maioria dos profissionais deste segmento são apaixonados pelo o que fazem, mas precisam descobrir como vender isso.

Site de saúde e beleza possuem uma coisa em comum: foco no cuidado e dedicação dos profissionais. Se você está pensando em criar um site neste segmento não deixe de conferir nossa seleção exclusiva de templates que foram desenvolvidos pela nossa equipe.

Estes temas foram criados seguindo os seguintes preceitos:

  • Neuromarketing
  • Estilo de vida
  • Usabilidade

Neuromarketing

O Neuromarketing é o estudo do marketing aliado a neurociência para criar estratégias que promovam conexão e conversão. Trata-se de uma forma de prever o comportamento do consumidor para criar estratégias de engajamento e fidelidade com a marca.

Dentre as diferentes aplicações do Neuromarketing podemos destacar a utilização das seguintes estratégias nos templates de sites para saúde e beleza.

Psicologia das cores

A psicologia das cores é o estudo das sensações e emoções evocadas por uma cor ou combinação de cores. As cores podem transmitir relaxamento ou urgência, curiosidade ou medo, dentre milhares de outras sensações que podem ser despertadas apenas com a utilização das cores.

Para sites de saúde e beleza criamos uma estratégia de cores de acordo com os desejos do público alvo em relação a oferta.

Psicologia das cores: história, significados e efeitos

Autoridade

Criamos um perfil para os profissionais que gere conexão e credibilidade. Para cada segmento é necessário uma estratégia diferente de autoridade. Enquanto para alguns é importante o distanciamento para outros é importante a proximidade.

Tudo irá depender do público-alvo.

Ex: profissionais da área da saúde precisam transmitir credibilidade mas de uma forma mais autoritária e formal. Já massagistas, por exemplo, devem trabalhar o aspecto humano, a empatia e o cuidado.

É claro que tudo irá depender da abordagem dos profissionais e do seu público-alvo, mas no geral é possível traçar estes paralelos de acordo com o segmento.

Imagens

As imagens precisam ser capazes de captar a atenção do usuário e transportá-lo para o seu negócio, por isso, devem ser escolhidas a dedo com muito cuidado.

É comprovado cientificamente que seres humanos são atraídos por olhares, por isso, utilizar imagens com pessoas olhando diretamente para a tela é uma boa estratégia de neuromarketing.

As imagens podem deixar seu site profissional ou caseiro, por isso, não utilize nada do Google sem direitos autorais e sem a qualidade mínima.

Seres humanos conseguem perceber instintivamente falhas na qualidade, mesmo que pequenas. Muitas vezes podemos não saber o que nos fez não gostar de um design, é só uma “sensação”.

Essa sensação é explicada no neuromarketing: tudo é sobre símbolos.

Imagens transmitem significados assim como as cores e as formas.

Estilo de vida

Trabalhar o estilo de vida dos consumidores na comunicação faz com que seus produtos ou serviços se tornem mais do que uma simples oferta, promovendo uma conexão com o propósito e os valores do consumidor.

Essa estratégia é especialmente importante para criar um site de saúde ou beleza pois está alinhada a uma crescente demanda da população de auto cuidado.

A vida corrida da maioria dos consumidores no século 21 transforma praticamente qualquer necessidade de consumo em oportunidade de se conectar, atender desejos ou demonstrar sua personalidade.

Hoje em dia um lixo não é mais apenas um lixo para a maioria dos compradores, tendo se tornando um item de moda e decoração.

Por isso, ao criar a comunicação escrita e visual da sua marca pense no que ela proporciona em termos de estilo de vida e como ela se conecta com a personalidade do seu público-alvo.

Uma esteticista, por exemplo, pode e deve oferecer mais do que procedimentos estéticos. Deve oferecer momentos conectados a uma necessidade muito mais profunda do que um peeling: a necessidade de cultivar o amor próprio, de cuidar do seu futuro ou até mesmo apagar as marcas de um passado negligente.

A massagem pode estar conectada com uma necessidade espiritual, por isso, conheça seu público-alvo, capriche no ambiente e comunique todos esses diferenciais.

Usabilidade

A usabilidade é um dos itens mais importantes na criação de um site. Basicamente é preciso garantir os seguintes itens para poder considerar seu site com boa usabilidade:

  • Velocidade
  • Página 404
  • Página ou mensagem de agradecimento ou erro para que o usuário sempre saiba o que está acontecendo
  • Links que funcionam
  • Comunicação escrita e visual de acordo com a realidade do seu potencial cliente
  • Organização de páginas e seções que fazem sentido e proporcionam conversas
  • Objetivo do site claro e evidente desde o primeiro contato do usuário
  • Layout sem erros de alinhamento
  • Fontes grandes
  • Imagens nítidas
  • Pouco texto

UX: Seu cliente no centro de tudo

Exemplo de site para Esteticista

Escolhemos o verde para transmitir saúde, rejuvenescimento e possibilidade.

Combinado com a significativa quantidade de branco refletimos limpeza e esperança e alinhado ao roxo trazemos a sensação de cura, profundidade e dignidade.

Criamos o conceito de uma clínica com recursos, profissionalismo e assepsia promovendo assim credibilidade e segurança, fundamentais para uma clínica de estética.

A fonte do logo apoia este conceito transmitindo a sensação de exclusividade e requinte.

Ao final temos uma imagem de folha verde escura e uma toalha amarrada de forma artesanal para gerar humanidade e aproximação equilibrando com os demais elementos trabalham distanciamento e seriedade.

Exemplo de site para barbearia

Trabalhamos com cores mais terrosas como vinho para remeter um aspecto mais primitivo de orgulho e coragem atingindo assim o público-alvo que é predominantemente masculino.

Combinamos com dourado e preto para trazer a ideia de luxo e exclusividade.

Alinhado às imagens P&B construímos um aspecto old school e de estilo de vida.

Exemplo de site para manicure

A ideia deste template foi criar um conceito de novidade. Cores fortes, esmalte derramado e fonte poderosa, tudo isso junto transmite a ideia de irreverência e rebeldia.

É um convite para consumidores expressarem sua personalidade e serem únicas. É uma convocação para sair do lugar comum e ter novas experiências.

Todos os elementos gritam: permita-se!

A combinação com o branco deixa tudo mais leve prometendo momentos divertidos e sem complicações.

Exemplo de site para massagista

Este site vende mais que massagem vende um momento espiritual de conexão com o presente e consigo mesmo.

O verde mais claro transmite o poder de cura e o verde mais escuro a natureza e a profundidade do relaxamento.

O dourado neste caso foi escolhido para equilibrar as forças de relaxamento com uma ativação de energia restauradora.

Todos os elementos irradiam a cura pela natureza e pelo cuidado de uma mão humana.

criação de site massagista

Criar site de saúde e beleza – resumo

  1. Pense nas sensações que você quer transmitir para seu potencial cliente
  2. Utilize a psicologia das cores para te ajudar a criar as sensações desejadas
  3. Aposte em imagens com boa resolução e capazes de fazer seu consumidor esquecer por alguns minutinhos do dia lá fora para se conectar com o que você oferece
  4. Trabalhe sua autoridade enquanto especialista
  5. Transforme sua oferta em algo que faça parte do estilo de vida atual ou almejado da sua persona
  6. Garanta que seu site tenha pouco texto e que seu usuário sabe o que fazer, o que está acontecendo e o que vai acontecer
  7. Mantenha uma comunicação clara e objetiva sempre
  8. Gere conversas e responda dúvidas e receios

Agora que você já aprendeu como criar um site de saúde e beleza leia também Criação de site estratégico: passo a passo para criar o seu

 

Sobre o Autor

Renata é Psicóloga, especialista em Neuromarketing e Comportamento do Consumidor. Obcecada por café e livros de história, consegue passar horas falando sobre praticamente qualquer assunto.