maio 03
como lidar com negócio sazonal

Entrevista: os desafios da maternidade e empreendedorismo

Para comemorar o dia das mães não há nada melhor do que um bate papo com uma mãe empreendedora, não é mesmo?

Nosso objetivo é homenagear essas grandes mulheres e inspirar empreendedoras de todo o Brasil a tirarem aquela ideia do papel ou persistirem em um negócio já criado.

Conheça a história da Patricia, uma das idealizadoras da Ella Ajuda, empresa especializada em limpeza e terceirização de serviços na cidade de São Paulo.

Engenheira, paulistana e casada há 21 anos, é mãe de dois meninos, um de 10 e outro de 14 anos.

Trabalhou em grandes empresas ao longo de sua carreira chegando a ocupar cargos de gerência. O que por um lado era uma super conquista profissional, por outro sentia que estava perdendo momentos importantes com sua família.

“Quase não via meus filhos (chegava em casa já estavam dormindo e saía antes deles acordarem). Finais de semana também muito cansativos e com mais trabalho… Me sentia muito culpada por não dar a atenção que meus filhos e marido mereciam.

Depois de quase 5 anos nessa loucura, em comum acordo com meu marido, resolvemos que eu deveria encontrar outro caminho para minha vida profissional. Como minha família tem diversos empreendedores, resolvi seguir o mesmo caminho.”

Junto com mais duas sócias percebeu uma oportunidade no estilo de vida paulistano: entre trânsito, família e trabalho, seria ótimo chegar em casa e encontrar tudo limpo e organizado sem precisar se preocupar com contratação, transporte, questões trabalhistas, falta e custos com produto de limpeza.

Assim surgiu a Ella Ajuda com objetivo de oferecer serviço de hotelaria em casa.

Atualmente a empresa já conta com duas unidades em São Paulo e recentemente estendeu seus serviços para terceirização de mão de obra para empresas também.

Patrícia agora é responsável pelo intermédio entre o cliente e as profissionais, garantindo qualidade no serviço prestado. E claro, se preocupando também com o bem estar das profissionais, que são devidamente registradas.

Hoje, Patrícia e suas sócias são donas do próprio negócio e ainda geram emprego para mais mulheres em sua cidade.

Veja abaixo como ela tem conciliado maternidade e empreendedorismo:

1) Você já sentiu alguma pressão ou dificuldade maior por ser mãe empreendedora? Como?

Todos pensam que por você ter seu próprio negócio, você é livre para fazer seus horários e dizer não a qualquer momento mas isso não é totalmente verdade!

O negócio é seu e especialmente no início, você faz de tudo na empresa. E a família como fica? Eles acham que agora você tem tempo livre para cuidar de tudo, além do novo negócio, da casa e filhos!

2) É um sonho que seus filhos continuem seu legado?

Não sonho em ver meus filhos como empreendedores, meu sonho é vê-los felizes com a escolha profissional!!

3) Quais características você desenvolveu sendo mãe e que são fundamentais na sua vida profissional?

Paciência…. Com certeza o exercício da paciência é constante em uma empresa, seja com funcionários, com fornecedores ou com clientes. Sem ela o negócio não vai para frente! Organização também é muito importante!

4) Seus filhos já disseram algo sobre seu negócio? O que?

Meus filhos tem orgulho do meu negócio! O caçula, quando era menor e perguntaram em uma atividade no colégio qual era a ocupação da sua mãe, ele respondeu: “Minha mãe limpa casas!!”.

Achei muito espontânea a definição dele!

5) Você já pensou em desistir? Por que?

Sim, com certeza! Muito trabalho… E depender de mão de obra é bastante complicado!

6) O que te faz continuar?

Acreditar que nem todas as pessoas são iguais, temos muita bondade no mundo… E trabalhando honestamente o retorno é certeiro!

7) Quais conselhos você daria para mães que também querem empreender?

Façam uma avaliação profunda para verificar se o segmento que você almeja é compatível com sua expectativa tanto financeira quanto de dedicação.

Site: https://ellaajuda.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/ellaajuda/
Instagram: https://www.instagram.com/ellaajuda/
Telefone: (11) 95000-3061

Leia também Mães Empreendedoras: Filmes Com Histórias Reais Para se Inspirar

Sobre o Autor

Renata é Psicóloga, especialista em Neuromarketing e Comportamento do Consumidor. Obcecada por café e livros de história, consegue passar horas falando sobre praticamente qualquer assunto.