jan 20
O que fazer quando os e-mails do WordPress não chegam

O que fazer quando os e-mails do WordPress não chegam

Ao perceber que os e-mails do site WordPress não estão chegando chegam, a primeira coisa a se fazer é se perguntar qual foi a última vez que você recebeu um contato do seu site. Assim fica mais fácil diagnosticar e resolver, já que delimitamos um período de tempo.

Se você não tem o costume de entrar regularmente no painel administrativo do seu WordPress, é possível que esteja sem contatos há um tempo. Em outras palavras, você está perdendo dinheiro por não cuidar da manutenção do seu site.

Quem realiza o backup com frequência e atualiza regularmente os plugins tem menos chances de acabar com alguma parte do site sem funcionar.

Esteja por dentro do seu site. Realize backups com frequência, depois atualize os plugins e a versão do WordPress. Por último, realize um teste geral para garantir que tudo está funcionando perfeitamente tanto no desktop quanto no celular.

De qualquer forma, sendo você presente ou não na vida do seu site, erros e conflitos podem acontecer no mundo da tecnologia.

Abaixo listamos alguns dos possíveis causadores e como resolvê-los:

1 – Conflito de versões

Esse é um dos casos mais comuns nos relatos de falha no envio de e-mails em sites WordPress, principalmente se os envios pararam um tempo depois de você realizar as atualizações dos seus plugins.

Antes de mais nada, é preciso pensar no WordPress como um quebra-cabeças composto por peças construídas por diversos desenvolvedores ou empresas diferentes. Cada plugin possui em sua descrição a versão do WordPress que é compatível e também a versão do PHP.

Muitas vezes atualizamos o plugin mas esquecemos de atualizar também o próprio WordPress, o que pode causar um conflito de versões resultando em erro no envio de e-mails.

Antes de atualizar as versões, dê uma olhada no site do plugin e veja se a versão sugerida contempla a versão do WordPress que você está utilizando atualmente. Caso negativo pode ser necessário buscar outro plugin que seja compatível.

Para visualizar a compatibilidade, basta acessar a página do plugin digitando o nome dele no Google e procurar  no lado direito da tela:

compatibilidade versão plugin

Se estiver tudo em dia o problema pode ser incompatibilidade com a versão do PHP da sua hospedagem.

Esse problema não é tão comum, mas se você utiliza a mesma hospedagem há um tempo, vale a pena entrar em contato com o suporte e perguntar a versão utilizada. Caso seja menor do que o recomendado pelo plugin, peça um upgrade.

Leia também como escolher uma hospedagem.

Dica:

Peça para o suporte da hospedagem atualizar a versão do seu PHP para uma ou duas versões anteriores a última lançada. No caso do PHP 8, é o PHP 7.4

Sempre batemos na tecla de utilizar tecnologias atuais, porém muitos plugins preferem utilizar algumas versões atrás da última para evitar conflitos. Esse “pulo do gato” garante que a tecnologia não estará defasada demais a ponto de receber ataques e ser insegura, nem atualizada demais a ponto de não ser compatível com o mercado.

2 – Senha do e-mail de envio foi alterada

Você pode ou não saber dessa informação, mas muitas vezes precisamos usar SMTP para realizar os envios.

Essas informações nada mais são do que uma maneira dos servidores se certificarem de que você tem permissão para enviar esses e-mails e que portanto não se trata de um ataque malicioso.

Alguns servidores de e-mail, como o Outlook por exemplo, pedem que seja feita autenticação com uso de um e-mail e senha.

Muitas pessoas não sabem dessa informação e por algum motivo trocam a senha desse e-mail. Nesse caso, o servidor não consegue autenticar e confirmar que você é mesmo o proprietário daquele endereço eletrônico e acaba barrando o envio.

Se não tem certeza se alterou, talvez seja interessante criar uma nova senha e atualizar no plugin de SMTP.

Geralmente essa informação fica na parte de configurações do seu plugin.

No exemplo abaixo estamos utilizando o plugin WP SMTP e a informação está como Senha SMTP:

configurar smtp site wordpress

 

3 – Você não utiliza um plugin SMTP

Pode ser que você tenha lançado seu site recentemente e não tenha se dado conta de que nunca recebeu um contato através dele. Neste caso, pode ser que os e-mails nunca tenham sido configurados e você não fazia ideia.

É verdade que nem todo servidor de e-mail necessita de autenticação, mas a maioria dos provedores exige e a chance do seu provedor também pedir é grande.

A melhor maneira de conseguir as informações precisas do SMTP é entrando em contato com o suporte da sua hospedagem.

Crie também um e-mail só para o envio e guarde a senha em um local seguro para acessar sempre que preciso. Esse e-mail pode ser site@seudominio.com.br, por exemplo. Ele irá servir apenas de autenticador, evitando que você precise fornecer a senha do seu e-mail principal.

Recomendamos o plugin WP Mail SMTP, pois é o que utilizamos aqui na agência e ele está sempre com a versão atualizada, além de ter um alto número de downloads.

4 – Seu plugin SMTP está mal configurado

Como dissemos acima, cada provedor de e-mail pede um tipo de autenticação padrão, então é importante estar atento a isso. De todos, o Gmail costuma ser o mais chatinho de configurar, por isso recomendamos paciência nesse processo.

Talvez seja o caso de contratar um desenvolvedor ou agência de sua confiança para realizar essas configurações.

Como configurar

Caso queira configurar por conta própria, abaixo ensinamos como fazer.

O paso a passo para pode ser utilizado para a maioria dos provedores, exceto Gmail.

Para fins didáticos utilizaremos o WP Mail SMTP:

Após instalar o plugin e clicar em configurações você deverá visualizar uma tela parecida com essa:

configurar plugin wp mail smtp

Não se preocupe com a primeira parte, ela serve apenas no caso de você querer comprar a versão pro do plugin.

A versão paga pode ser uma mão na roda caso você utilize os serviços do Gmail e não esteja seguro se consegue configurar sozinho. Mas te garanto que um pouco de paciência e ajuda do Google tradutor é possível fazer.

Nos campos abaixo você precisa preencher com o e-mail criado para os envios, marcar a opção “Forçar e-mail remetente” e inserir o nome da sua empresa.

envio de email no wordpress

Uma pergunta interessante a se fazer para sua hospedagem é se o SMTP necessita de autenticação. Caso a resposta seja negativa, apenas marque a opção “Padrão (nenhum)” salve e faça o teste.

Muitas vezes apenas essas informações acima já são suficientes para resolver o seu problema.

Se não for o caso, escolha a opção “Outro SMTP” e preencha as informações abaixo de acordo com o que foi passado pela sua hospedagem:

configuração de smtp site wordpress

configuração de smtp site wordpress

Independente do plugin SMTP, anote todas as informações requeridas antes de falar com sua hospedagem. Assim, você pode bater ponto a ponto e ir testando junto com o atendente.

5 – O problema pode estar no seu e-mail

Alguns provedores de e-mail podem barrar a chegada dos e-mails quando chegam de um site. Por isso, é importante verificar nas configurações se existe alguma regra de filtragem que possa estar impedindo esse contato.

O que pode acontecer também é que seus e-mails estão sendo encaminhados para a lixeira ou pasta de spam e você nem se deu conta.

Verifique se existe uma listagem de domínios considerados seguros e inclua o seu, assim o provedor entenderpa que esses arquivos são confiáveis.

Um erro não tão comum é sua caixa de e-mail estar cheia e por isso você não está conseguindo recebendo e-mails. Já tivemos caso de clientes que não perceberam que não estavam conseguindo receber e-mail em geral e pensaram que era apenas do site, por isso, vale checar se outros e-mails estão chegando.

6 – Verifique o plugin de formulário

Se você checou todos os passos acima e ainda assim não está funcionando, vale a pena verificar dentro do seu plugin de formulário se o e-mail de envio é o mesmo que foi configurado no plugin SMTP.

É importante lembrar que o e-mail de envio é diferente do utilizado pelo usuário para te responder.

Costumamos utilizar e-mails diferentes para não precisar passar a senha do seu e-mail principal para o plugin de SMTP. Por isso, indicamos acima criar um e-mail e senha separados para essa função.

Se você utiliza o Contact Form 7 essa configuração fica na aba Mail:

configuração e-mail com smtp site wordpress

Finalizando

Como qualquer configuração, com um pouco de paciência é possível chegar em uma solução.

Esses são os passos básicos que utilizamos aqui na agência quando precisamos prestar suporte aos nossos clientes.

Esperamos que essas dicas te ajudem, mas caso precise de um apoio profissional, entre em contato com nossa agência.

 

 

Sobre o Autor

Helen Paiva é desenvolvedora Front End orgulhosa, especialista em comportamento do consumidor e apaixonada por UX/UI Design.