maio 18
Empreendedor x empresário

Empreendedor x empresário: você sabe a diferença?

Apesar de muita gente confundir empreendedor e empresário não são sinônimos. Embora poucos saibam a diferença trata-se de papéis distintos que exigem competências diferentes.

A maioria das pessoas pensam que se um indivíduo abre uma empresa ele pode ser chamado tanto de empreendedor quanto de empresário.

Mas saiba que existem muitos empreendedores que não possuem exito em seus negócios justamente por não serem empresários e a mesma coisa acontece no inverso. Empresários que vão a falência por não possuírem capacidades empreendedoras.

Empresário x Empreendedor

O empresário possui capacidade de gestão e persistência para manter um negócio ativo.

Quando falamos sobre gestão queremos dizer tudo o que é necessário para fazer uma empresa rodar: gestão de pessoas, financeira, de processos etc

O empresário é líder e consegue alcançar engajamento, eficiência e qualidade dentro da empresa. Possui aptidão para criar estratégias de negócio, avaliar pontos de oportunidade e implementar planos de ação para garantir a perpetuação da empresa no longo prazo.

Um empresário que não é empreendedor costuma carecer de criatividade e inovação, por isso, é comum que herde ou assuma negócios prontos.

É um perfil que não gosta de correr riscos e joga de forma mais segura não mexendo no que acredita estar funcionando.

O empreendedor é um apaixonado, está sempre pensando em inovações e em como realmente fazer a diferença.

Tem iniciativa, autoconfiança e coragem.

Antes de mais nada o empreendedor escolhe trabalhar com o que ama e isso pode atrapalhar a aplicabilidade das suas ideias.

Por ser um apaixonado pode sentir-se frustrado com rotinas do dia-a-dia que fazem o negócio se consolidar.

Pode mudar de identidade, de processos e de foco muitas vezes. O que por um lado é benéfico, pois todo negócio no começo precisa ser testado e aprovado. Por outro lado pode perder clientes por falta de consistência.

O desafio do empreendedor é saber ser flexível e saber a hora de parar.

É conseguir colocar toda sua energia e paixão na rotina e não apenas na novidade.

5 reality shows para empreendedores

Resumindo

Empreendedor é paixão e empresário é profissão.

Para que o negócio perpetue no longo prazo tanto a inovação quanto a gestão são importantes.

Por isso é essencial avaliar o que falta no seu negócio para desenvolver as competências complementares do seu perfil.

Outra opção é criar sociedades entre empresários e empreendedores para unir as forças e somar as competências. Dessa forma inovação e processo passam a fazer parte do dia a dia da empresa e cada sócio pode concentrar-se no que sabe fazer de melhor.

Gostou?

Leia também 5 reality shows para empreendedores

Sobre o Autor

Renata é Psicóloga, especialista em Neuromarketing e Comportamento do Consumidor. Obcecada por café e livros de história, consegue passar horas falando sobre praticamente qualquer assunto.