maio 18
Empreendedorismo de palco mentiras e verdades

Empreendedorismo de palco: mentiras e verdades

Para quem não sabe empreendedorismo de palco são palestras e outras ações utilizadas para difundir o empreendedorismo.

Como característica principal utiliza um discurso motivacional através de histórias de sucesso e muitos clichês.

Esta categoria costuma atrair um grande público, sendo em sua maioria pessoas sem muita experiência e com muita vontade de empreender.

Críticas ao empreendedorismo de palco

A maior crítica deste modelo está em sua divulgação, pois não raro seus produtos são vendidos como promessas de um caminho fácil e infalível para o sucesso.

São técnicas de vendas que trabalham as emoções do público-alvo que em sua maioria estão frustrados e desesperados para conquistar a liberdade financeira com um negócio próprio.

Empreender não é fácil, exige planejamento e persistência.

Entrar nesse mundo com “fórmulas mágicas” é praticamente uma sentença de falência.

Os críticos desta modalidade dizem que o empreendedorismo de palco ajudam a criar empreendedores sem preparo que irão em pouco tempo se tornar estatísticas.

O outro lado

Os defensores desta categoria dizem que os críticos são empreendedores invejosos que não conseguem cativar um público tão grande. 

Também dizem que não existem promessas e sim o compartilhamento de informações importantes para ajudar pessoas que querem empreender.

Falam que não existe nenhum problema em compartilhar histórias reais que motivem e inspirem empreendedores em suas jornadas.

Tirando suas próprias conclusões

Clichês existem por um motivo e esse motivo é que existe realidade neles, do contrário não haveria tanta gente que se identifica e se motiva dessa forma.

O empreendedor de palco pode ter demorado muito para encontrar determinada solução que seu aluno poderá aprender e aplicar em minutos, talvez por isso que chamem alguns ensinamentos de fórmulas mágicas.

Porém, quando estamos nos comunicando com uma grande parcela da sociedade é importante não pensar apenas no que se diz, mas também em como se é interpretado.

Fórmula mágica pode ser facilmente interpretado como um caminho fácil de atingir o sucesso e não como um caminho mais fácil de atingi-lo. Percebeu a diferença?

Mais fácil pode significar um pouco menos difícil. Mas isso não venderia tanto!

Os empreendedores de palco dificilmente estarão preocupados em fidelizar clientes, pois como falamos, seu público-alvo são pessoas sem experiência.

À partir do momento que o empreendedor passou pelas dificuldades que é empreender dificilmente se manterá engajado com “fórmulas mágicas”.

Isso faz com que:

  1. Existam sempre clientes novinhos em folha que não sabem de nada disso.
  2. Não precisem preocupar-se com a aplicabilidade dos clientes antigos, já que ao entrar na fase de consolidação do negócio eles dificilmente permanecerão em contato.

Mentiras e verdades do empreendedorismo de palco

Selecionamos as principais frases de efeito do empreendedorismo de palco para analisar com você.

1) Se cerque de pessoas motivadas e apaixonadas pelo que fazem e trabalhe no que você ama. Não há como dar errado.

Verdade: Não há como dar certo se você estiver cercado de pessoas desmotivadas que não gostam do que fazem.

Mentira: Se amor e boa vontade fossem suficientes o Brasil não teria uma taxa de 21% de empresas que quebram no primeiro ano de atividade, segundo o IBGE.

 2) Se você esperar as condições perfeitas para fazer algo, este algo pode nunca acontecer.

Verdade: O perfeccionismo e o medo realmente podem te travar.

Mentira: A melhor hora pode não ser agora e essa frase pode estar sendo utilizada apenas para ativar a urgência. É importante se planejar e criar um cenário ideal, não perfeito, para começar.

3) Se você quer, você pode

Verdade: Todos nós podemos conquistar tudo o que queremos.

Mentira: Não basta apenas querer.

Conclusão

A regulamentação surge para consertar problemas existentes, por isso, acreditamos que em breve isso deva acontecer para diminuir o impacto negativo do empreendedorismo de palco.

Curiosidade: você sabia que antigamente qualquer medicamento podia escrever na embalagem que curava câncer? Hoje em dia só é possível fazer propaganda em alimentos e remédios do que se pode comprovar.

É super importante para o empreendedor que está começando poder participar de eventos com outros empreendedores, conhecer as ferramentas mais utilizadas e ter contato com empreendedores de sucesso para se inspirar.

Porém é fundamental que as propagandas vendam o efeito prático da solução em vez de vender sucesso, que é extremamente subjetivo e que ignora as características individuais de cada um.

Afinal, se o sucesso fosse possível de se generalizar, todos seriam bem sucedidos.

Leia também: 5 reality shows para empreendedores

Sobre o Autor

Renata é Psicóloga, especialista em Neuromarketing e Comportamento do Consumidor. Obcecada por café e livros de história, consegue passar horas falando sobre praticamente qualquer assunto.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *