abr 23
marketing de conteudo

Marketing de Conteúdo: uma poderosa estratégia para o seu blog

Entre as estratégias de marketing digital mais populares, o marketing de conteúdo é a prática ideal para promover sua marca na web de maneira orgânica.

Em tempos em que publicidade invasiva incomoda os usuários, saber se posicionar na internet com a promoção de conteúdo relevante é um diferencial muito importante.

O marketing de conteúdo é uma prática muito popular com foco na produção de materiais relacionados ao produto ou ao serviço oferecido para promovê-lo.

O que é marketing de conteúdo?

Essa modalidade de marketing digital consiste na divulgação de conteúdos relevantes em páginas vinculadas à marca para atrair clientes em potencial.

Os conteúdos podem ser postados em lugares como:

  • Sites;
  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • Canal no YouTube.

As ofertas na web são muitas, portanto, cada marca precisa encontrar formas de se diferenciar dos concorrentes e conquistar seu público.

Por meio do marketing de conteúdo é possível demonstrar que sua empresa tem as respostas para os problemas das pessoas.

O foco é mostrar a autoridade da marca para garantir mais segurança nas conversões.

Além disso, um conteúdo relevante estimula compartilhamentos, que levam a mais conversões, assim como saber como funciona o Facebook Ads.

A importância do marketing de conteúdo

De acordo com dados de 2018 da Content Trends, 73% das empresas brasileiras adotam o marketing de conteúdo no seu dia a dia.

Isso mostra que é um método muito popular e eficaz.

Nos tópicos a seguir, leia mais sobre a importância e os benefícios dele.

Aumento de tráfego

A maioria das pessoas usa o Google para procurar se informar sobre soluções de problemas. Ter uma estratégia de marketing de conteúdo garante que seu site apareça nos primeiros lugares.

A longo prazo, o site da sua empresa vai ter um crescimento de tráfego expressivo e se tornará uma referência para os usuários da web.

A partir daí, é preciso trabalhar para fidelizar os clientes e manter a sua relevância na internet.

Aplicar o marketing de conteúdo em conjunto com outras estratégias, como Instagram Ads, é muito indicado.

Autoridade da marca

As pessoas tendem a confiar mais em uma marca que esteja presente no dia a dia delas. Atualmente, com a ascensão do marketing digital, não é preciso fazer grandes investimentos para conquistar isso.

Produzir conteúdo alinhado com as necessidades do seu público-alvo já é o bastante para garantir que seus clientes te vejam como uma empresa de confiança.

Um site com conteúdos bem feitos e fundamentados transmite uma imagem de autoridade e confiança, sentimento essencial para conquistar as pessoas.

Engajamento

Alimentar sites e redes sociais com materiais de qualidade aumenta seu engajamento nas redes.

Os usuários de redes sociais gostam de compartilhar posts e informações que sejam úteis para os seus seguidores.

Se o site da sua empresa tem um marketing de conteúdo forte, as chances de as pessoas curtirem e compartilharem seus conteúdos são muito grandes.

Dessa forma, o nome da empresa vai sendo transmitido pela web e as oportunidades de negócios vão surgindo.

Função educativa

O marketing de conteúdo é uma oportunidade de a empresa informar seus clientes em potencial sobre seus produtos.

Se o público sabe exatamente o que você está oferecendo, ele tem mais ferramentas para fazer sua escolha.

Isso também auxilia em outras estratégias, como anunciar no Google Ads.

Como aplicar o marketing de conteúdo na sua empresa

O marketing de conteúdo precisa ser minuciosamente planejado para evitar gastos desnecessários. Por isso, o ideal é formar uma equipe voltada especialmente para esse setor.

Não basta apenas produzir conteúdo, é necessário pensar previamente onde, como e quando postá-lo.

No blog

Criar um blog é primordial para qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Ter um domínio próprio para repercutir seus posts torna a tarefa de conquistar público mais fácil.

Por vezes, o blog vai ser a porta de entrada de um futuro cliente. Por isso, investir em otimização de SEO e layouts responsivos e atraentes é de suma importância.

Além disso, é possível acompanhar a jornada de compra dos leads por meio do blog. Isso agiliza a tomada de decisão e a análise das métricas.

Planejamento de posts

Todos os posts precisam ser planejados de acordo com o porte da empresa, a equipe disponível para a produção e o comportamento da concorrência.

Um alto fluxo de postagens não significa necessariamente mais qualidade. Na realidade, posts muito seguidos podem comprometer o conteúdo.

Definir uma frequência de posts contribui para guiar sua audiência. Por isso, busque a frequência ideal e a mantenha.

Conteúdos ricos 

São materiais que educam a respeito de um produto ou serviço. Podem vir na forma de e-books, webinars, vídeos, entre outros.

É uma forma eficaz de levar o lead para o momento adequado para a compra.

Concluindo, vimos aqui qual a definição de marketing de conteúdo, sua importância para os negócios e maneiras de aplicar essa estratégia.

Ideal Marketing

Sobre o Autor

O Ideal Marketing é uma plataforma de automação de marketing digital e contribuiu com o Gerador de Ideias criando este conteúdo exclusivo para nossos leitores.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *