mar 06
Psicologia das cores

Psicologia das cores: história, significados e efeitos

Você fica mais tempo no Burger King do que no MC Donald’s.

Isso não foi uma pergunta.

E se eu te dissesse que o maior motivo disso são as cores?

Vermelho é uma cor primitiva que desperta a fome. O Amarelo é energia. As duas cores combinadas geram ansiedade para o consumo imediato.

Você conhece alguém que depois de comer no Mc Donald’s fica para conversar ou ler um livro? Aposto que não! A rede foi projetada para gerar alta rotatividade de clientes.

Já o Burger King utiliza a combinação com a cor azul para gerar tranquilidade e equilibrar o vermelho, te causando fome e paciência para permanecer um pouco mais.

 

Cores e Marketing

Estudos apontam que a cor representa 85% da razão pela qual alguém compra um determinado produto e que as pessoas fazem um julgamento inconsciente sobre um produto dentro de 90 segundos da visualização inicial. 90% dessa avaliação é baseada somente em cores.

Se você já escolheu as cores da sua empresa, saiba que nunca é tarde demais para mudar!

As cores sempre devem ser levadas em consideração, seja no momento de criação da marca ou na hora da comunicação. Em um site, uma cor específica pode ser capaz de triplicar o número de cliques. Isso mesmo! você pode deixar tudo igual e alterar apenas a cor do botão.

#dica – É recomendável utilizar cores complementares nos botões. Isso significa que se o fundo for amarelo o botão deverá ser roxo, por exemplo.

Significado das Cores

Johann Wolfgang von Goethe, famoso escritor alemão, foi um estudioso sobre o efeito que as cores exercem sobre nosso cérebro. Por meio da fisiologia ele estudou a ligação entre a visão e os processos cerebrais que as cores desencadeavam em nós.

Conheça agora o efeito que cada cor exerce sobre nós e as combinações poderosíssimas que podem ser feitas entre elas:

Azul

O azul é a cor favorita de 46% dos homens e 44% das mulheres. E apenas 1% dos homens e 2% das mulheres disseram que não gostam da cor azul.

A cor distorce a percepção e causa uma ilusão de espaço, sendo utilizada para ampliar ambientes. Fica do lado oposto do vermelho, o que quer dizer que enquanto o vermelho aumenta a pressão o azul diminui.

Sim! as cores tem o poder de afetar o ritmo dos seus batimentos cardíacos.

É considerada uma cor fria e faz sentido já que quando ficamos com frio nossa pele adquire um tom mais azulado.

Durante nossa vida somos impactados diariamente com o azul do céu, essas experiências a tornam uma cor que queremos que dure para sempre e é por isso que ela traz aqueles sentimentos que só são possíveis a longo prazo: amizade, fidelidade, confiança e harmonia.

Como é uma cor que produz poucos estímulos também já foi comprovada que tem o  poder de aumentar a nossa produtividade, pois não tira a atenção.

Além disso, como é associada a água transmite transparência e pureza e é por isso que é muito utilizada em escritórios e ambientes corporativos.

Sensações:

– Confiança
– Harmonia
– Transparência
– Frieza
– Seriedade
– Fidelidade
– Calma
– Segurança
– Tranquilidade
– Eficiência
– Lógica
– Distanciamento

Vermelho

Você sabia que existem 105 tons de vermelho?

É uma cor intensa, tanto para o amor quanto para o ódio. Ela é capaz de aumentar a pressão sanguínea e estudos indicam que é a única cor que faz com que as pessoas percebam o tempo passando mais devagar.

O vermelho foi a primeira cor que o homem batizou e em muitas línguas a palavra colorido é a mesma para a cor vermelha.

Segundo estudiosos, o vermelho é a primeira cor que os bebês enxergam. É uma cor sem gênero, sendo a favorita de 12% dos homens e mulheres. O vermelho é preferido entre os mais velhos.

Esta cor está marcada por duas vivências elementares: o fogo e o sangue e isso tem um significado existencial em todas as culturas, do ocidente ao oriente.

Uma explicação para o vermelho ter cada vez menos adeptos é a supersaturação dessa cor nas propagandas. O que acontece é que as pessoas vêm muito mais vermelho do que elas gostariam e quando tudo começa a ficar colorido demais a cor que mais incomoda é o vermelho.

Em uma pesquisa o vermelho foi ressaltado como a cor que mais representa o amor e também como a que mais representa o ódio.

É uma cor que ajuda a tomar decisões pois te deixa mais impulsivo.

Sensações:

– Entusiasmo
– Paixão
– Poder
– Agressividade
– Liberdade
– Justiça
– Energia
– Atenção
– Dinamismo
– Coragem
– Força
– Motivação

Amarelo

Com o Amarelo é amor ou ódio.

6% das pessoas afirmaram ser sua cor favorita e 7% disseram detestá-la. A cor só passa a ser mais valorizada com o passar da idade, assim como todas as outras cores luminosas.

Pode ser utilizada para energizar o ambiente, transmitindo otimismo, recreação e jovialidade, porém pode significar também ciúme, raiva e hipocrisia.

É extremamente instável, bastando uma pitada de outra cor para mudá-la completamente.

Com uma pitada de vermelho se torna laranja e com uma pitada de azul, verde.

Mais do que todas as outras cores seu significado depende das combinações com outras cores. Para transmitir delicadeza basta combinar com o Rosa, enquanto que ao combinar com laranja ou vermelho conseguirá transmitir calor.

Os significados negativos do amarelo não vêm das tonalidades solares, mas do amarelo esverdeado. Quem está muito sujeito a raiva produz excesso de bile, que não podendo ser removida através do intestino, vai direto para o sangue, deixando a pele com um tom amarelado.

Sensações:

– Racionalidade
– Otimismo
– Descontração
– Jovialidade
– Comunicação
– Prosperidade
– Inveja
– Ciúmes
– Hipocrisia
– Traição

Verde

O verde é uma cor que vai sendo mais apreciada com o tempo, especialmente pelos homens. Até os 25 anos apenas 12% citam o verde como a sua cor favorita, já os homens acima de 50 anos, 20%.

O verde é mais que uma cor, é uma ideologia. É a cor da consciência ambiental e recusa a uma sociedade dominada pela tecnologia.

O verde é consistente: você pode colocar outras cores como branco, preto ou marrom e ele continuará sendo verde. Ao mesmo tempo que é a cor que mais varia dependendo da luz.

Se o vermelho é quente e o azul é frio o verde é agradável. Se o vermelho é seco e o azul molhado, o verde é úmido.

Se o vermelho é ativo, o azul passivo, o verde é tranquilizador.

Deu para entender o motivo do verde ser tão relacionado ao equilíbrio, né?

A cor que mais contrasta com o verde é o antinatural e artificial violeta.

Qualquer tom de verde quando combinado ao azul, branco ou marrom transmite um significado de natural.

Significa vida, pois é o posto de murcho, seco e morto, por isso, a saúde é verde.

O verde quando combinado com amarelo transmite acidez, combinado com laranja é aromático.

Mas cuidado, pois dependendo da tonalidade o verde pode ser venenoso ou estragado.

A cor favorita de Napoleão era verde e foi essa cor que o levou a morte. Seu exílio era todo verde e embora na época acharam que ele havia morrido de causas naturais, muito tempo depois foi descoberto uma grande quantidade de arsênico em seus cabelos e unhas. Mas ele não foi envenenado, o verde das paredes e dos móveis se dissolveu o matando envenenado.

Ele não foi o único a morrer assim, por isso, o verde à base de arsênico foi proibido. O que vemos hoje é uma imitação atóxica dessa cor.

Sensações:

– Esperança
– Burguesia
– Fertilidade
– Equilíbrio
– Calma
– Tolerância
– Harmonia
– Saúde
– Frescor
– Sucesso
– Veneno
– Podridão

Preto

É a cor do poder, da violência e da morte.

Nenhuma outra cor é tão discrepante em relação à idade. 20% dos homens com idades entre 14 e 25 anos citam o preto como a sua for favorita, 9% entre os 26 e 49 anos e acima de 50 anos 0%.

O motivo é simples: quando os jovens pensam no preto se atentam a roupas de moda e carros de luxo, os mais velhos pensam na morte.

Enquanto o branco é o composto de todas as cores com luz o preto é a ausência de luz.

A cor preta quando combinada às outras cores tende atribuir o significado oposto à elas. Se vermelho é paixão, quando combinado ao preto se transforma em ódio. Quando o preto é combinado ao amarelo ele tira a sua luz e transmite egoísmo e culpa.

Preto com violeta transmite mistério e introversão. É menos negativo pois é mais natural, já que o preto se liga ao violeta no céu noturno. Para dar o efeito mágico o violeta é decisivo.

O preto durante muito tempo não era nem reconhecido como uma cor e tinha apenas significados negativos atribuídos. Isso começou a mudar quando a Espanha se tornou potência mundial e instaurou a cor preta como a única cor para as vestimentas, o que predominou durante todo o século.

Com a proibição das cores, os nobres exibiam sua riqueza com tecidos de seda, jóias e capas de lã. Não demorou muito para que esse fenômeno saísse da Espanha e tomasse o mundo.

Após a queda da Espanha o preto permaneceu, sendo uma cor da autoridade e da nobreza.

Nos objetos mais caros a renúncia às cores permite que o luxo se manifeste por si só.

Sensações:

-Elegância
-Poder
-Dominação
-Seriedade
-Proibição
-Segredo
-Luxo
-Modernidade
-Objetividade

Branco

Na simbologia não existe nenhuma concepção negativa da cor branca. Mas essa perfeição gera distanciamento e isso fica claro quando apenas 2% dos entrevistados citaram o branco como sua cor favorita.

O branco é início, luz, vazio. O leite é a primeira nutrição que um ser humano recebe e é branco.

É oposto ao vermelho e preto, que significam poder e força, o que torna o branco uma cor fraca.

É a cor dos mortos, dos espíritos e dos fantasmas.

É também a cor do minimalismo pois não desvia a atenção do que realmente importa.

O perfume mais vendido do mundo é o Chanel n° 5, que está em circulação desde 1920 em uma embalagem branca escrita em preto. Seu único adorno são os cantos pretos na embalagem branca.

Nessa estratégia o menos é mais e a simplicidade transmite a impressão de um perfume totalmente atemporal.

Sensações:

-Clareza
-Exatidão
-Pureza
-Transparência
-Inocência
-Paz
-Leveza
-Status

Laranja

O laranja é uma cor subestimada. Segundo estudos, há mais laranja por aí do que nos damos conta.

A maioria dos cabelos vermelhos são, na verdade, cabelos cor laranja. As telhas das casas são mais laranjas do que vermelhas, o “peixe dourado” na verdade é um laranja luminoso.

A rejeição ao laranja é grande comparada a sua preferência já que 3% das mulheres dizem ser sua cor favorita enquanto 9% a escolheram como a cor que menos gostam.

Em 1988 esse número era ainda maior com 14% das mulheres dizendo ser a cor que menos gostam. Isso quer dizer que ao longo do tempo o laranja foi conquistando seu espaço.

Antes que a fruta laranja ficasse conhecida por toda a Europa a cor laranja não existia. Não há relato dela em nenhum livro antigo, sendo conhecida antes por vermelho amarelado ou amarelo avermelhado.

É uma das cores mais “saborosas” isso quer dizer que inconscientemente as pessoas esperam que alimentos nessa cor tenham bom sabor, por isso, apostar em tons laranjas para embalagem de comida de consumo imediado é uma ótima ideia.

O laranja não é uma cor para artigos caros e de prestígio pois carece de seriedade.

Sua clareza não é tão aguda quanto o amarelo e sua temperatura não é tão sufocante quanto o vermelho. Isso quer dizer que o laranja clareia e aquece na medida perfeita.

Sensações:

  • Recreação
  • Sociabilidade
  • Sabor
  • Diversão
  • Lazer
  • Originalidade
  • Transformação

Violeta

Lilás e violeta são as cores mais raras da natureza. A preparação de uma vestimenta de cor púrpura levava anos e era mais cara do que o mais caro dos tecidos.

A púrpura foi, por lei, uma cor imperial durante muitos anos. A tinta com que o Imperador assinava documentos também era púrpura e ficava sob a guarda de um funcionário.

No Império Romano apenas o Imperador, sua esposa e herdeiro poderiam vestir roupas de cor púrpura. Aos ministros e funcionários importantes era permitido apenas uma borda púrpura na túnica.

Uma pessoa que usava sem permissão essa cor era punida com pena de morte.

Por isso caixas de joias são frequentemente forradas com veludo violeta e chocolates embrulhados em papel lilás. É a cor do excesso, da nobreza.

Por ser uma cor entre o rosa e o azul é também o símbolo do feminismo e do movimento LGBTQ.

O lilás é uma cor frequentemente utilizada por empresas de cosméticos, doces decorados e itens de presente.

Sensações:

  • Divindade
  • Elegância
  • Distinção
  • Vaidade
  • Misticismo
  • Fantasia
  • Intelectualidade
  • Sexualidade

A mais poderosa e subestimada das cores: Rosa

Para quem pensa que rosa é cor de mulher deve saber que apenas 3% das mulheres entrevistadas citaram o rosa como a sua cor favorita.

Todos os significados atribuídos à cor rosa são positivos.

A cor simboliza a força dos fracos, com charme e amabilidade. É a junção do branco com o vermelho por isso simboliza o equilíbrio entre o quente e o frio.

O rosa transmite um poder brando e equilibrado, uma energia não frenética, a mais agradável temperatura para o corpo.

A cor rosa já foi tipicamente masculina. O Financial Times desde 1888 é impresso em papel cor de rosa, assim como o Gazetta dello Sport. Jornais com o público alvo tipicamente masculino.

Em pinturas antigas  os cavalheiros estão vestidos em roupas de seda cor de rosa enquanto as mulheres são vistas, em sua maioria, com vestidos em tons de azul claro.

As roupas das crianças eram miniaturas das roupas dos adultos, apenas quando estes começaram a usar roupas mais confortáveis que o mundo passou a conhecer as cores de “meninos” e cores de “meninas”.

Os meninos começaram a usar roupas de marinheiros e sendo o vermelho uma cor contrária ao azul, o rosa, que era considerado um vermelho pequeno, foi atribuído as meninas.

Foi apenas em 1920 que o rosa começou a ser atribuído ao sexo feminino. Com isso a cor se tornou um símbolo de discriminação. Soldados que não preenchessem os requisitos ideais de masculinidade eram enviados para os centros de concentração com um triângulo rosa bordado em suas roupas.

Com essa atribuição ao sexo feminino o rosa começou a ser utilizado para explicar as situações que são boas demais para serem verdade “um mundo cor de rosa”. Que é uma maneira de viver mais otimista, quando a vida parece um sonho.

Não existe cor que combine mais com doces e sobremesas. É a cor do deleite.

Combinar o rosa com itens inesperados como coisas grandes, espinhosas, pontudas, rochosas e cinzentas é tão absurdamente provocativo que dificilmente será esquecido.

Sensações:

  • Doçura
  • Delicadeza
  • Amabilidade
  • Gentileza
  • Sensibilidade
  • Erotismo
  • Juventude
  • Refinamento

Combinação de Cores

De acordo com a autora do livro Psicologia das Cores o mesmo vermelho pode ter efeito erótico, nobre ou vulgar. O verde pode representar calma e veneno. Amarelo pode ser caloroso ou irritante. Toda cor está acompanhada e cercada de um contexto.

Como escolher as cores certas para o seu negócio

Primeiro você tem que definir seus objetivos, diferenciais e persona, ou seja, seu cliente ideal.

Caso você já tenha isso claro verifique o que cada cor e suas combinações significam e escolha a opção certa para o seu negócio.

Ainda não sabe qual é a cor certa para o seu negócio? Fale conosco.

O que mais te chocou nesse texto sobre as cores?

Referência

A Psicologia das Cores – Eva Heller

Sobre o Autor

Renata é Psicóloga, especialista em Neuromarketing e Comportamento do Consumidor. Obcecada por café e livros de história, consegue passar horas falando sobre praticamente qualquer assunto.