jul 02
Estratégias de SEO para blog

Estratégias de SEO para blog

Estratégias de SEO para blog são técnicas de ranqueamento no Google que consistem em
gerar
relevância e rastreabilidade para o domínio. Seu principal objetivo é fazer com que
um site seja encontrado de forma gratuita por potenciais compradores. 

Antes de mais nada saiba que o mais importante em estratégias de SEO para blog é a consistência.

É claro que se você não tem nenhuma experiência na criação de conteúdo o começo será tentativa e erro. Mas em algum momento a estratégia precisará ser definida e você deverá manter-se firme.

O maior problema dos aspirantes no marketing de conteúdo é o imediatismo.

Os resultados orgânicos são o ouro do marketing digital e fica reservado apenas para aqueles que não desistem.

Aprenda neste post as principais estratégias de SEO para blog, como medir seus resultados e como saber o que não funciona para não perder tempo.

  1. Criar conteúdos que respondam as dúvidas do seu público-alvo
  2. Otimizar para o BERT, novo algorítimo do Google
  3. Otimizar para o algorítimo RankBrain
  4. Como otimizar para PageRank
  5. Criar títulos, descrições, conteúdos, links e palavras-chave em tamanhos recomendados
  6. Utilizar links internos e externos
  7. Técnicas para criar conteúdos originais
  8. Acompanhar e otimizar resultados

1) Answer the public

 

Lembre-se que você não está escrevendo para si mesmo, por isso, antes de escolher o tema do seu próximo artigo pesquise o que está sendo procurado no Google por usuários reais.

No site answer the public você consegue descobrir quais são as correlações, perguntas, preposições e comparações das suas palavras-chave de forma simples e gratuita.

Uma outra dica é anotar as dúvidas dos seus clientes e criar artigos com as respostas que você deu a eles. Lembre-se sempre: clientes reais são um ótimo atalho para entender clientes em potenciais.

2) Otimize para o BERT

O BERT é uma das maiores mudanças dos algorítimos do Google nos últimos anos. Basicamente ele irá entender as pesquisas de uma forma mais humana.

Isso mesmo, o futuro já está entre nós.

O que significa que agora, mais do que nunca, é importante que os conteúdos sejam de humanos para humanos, sem técnicas de rankeamento ultrapassadas que deixavam o conteúdo robótico para conseguir a indexação de determinadas palavras-chave.

Como otimizar para BERT:

  1. Para criar um tom mais humano em seus artigos você precisa conhecer seu leitor. Por isso, antes de começar a escrever defina para quem você está escrevendo. Se ainda não tem essa resposta aprenda aqui a criar sua persona.
  2. Após definir sua persona determine seu objetivo:  Ensinar, inspirar, alertar? Quais são as sensações e os processos cognitivos que você quer despertar?
  3. Não esqueça de finalizar seu texto com um convite, seja para comentar ou para ler outro artigo.

Deixe claro desde o começo o que seu leitor irá ganhar ao ler o que você escreveu. Ou você o engaja nos primeiros parágrafos ou você irá perdê-lo para sempre.

3) Otimize para o RankBrain

Um dos algorítimos mais importantes do Google para rankemanto SEO é o RankBrain. Trata-se de uma tecnologia de inteligência artificial baseado em aprendizado de máquina que ajuda a fornecer resultados mais relevantes para os usuários.

Se antigamente era comum ler um texto em que a mesma palavra-chave era repetida insistentemente hoje essa prática é punida e totalmente desnecessária já que o Google aprendeu a ler a intenção do usuário e a considerar termos relacionados.

Sabe quando você começa a procurar uma viagem para Cancun e depois de algumas semanas pesquisa restaurantes em C e já aparece Cancun? Não é bruxaria, é RankBrain.

Ou quando você faz uma pesquisa e aparece algo que responde suas dúvidas sem utilizar os mesmos termos? Isso é RankBrain.

Como otimizar para RankBrain:

  1. Selecione no Answer The Public uma palavra-chave de cauda longa principal. É importante que seja uma frase-chave pois quanto mais específico mais fácil e assertivo será o ranqueamento.Ex: Site x Desenvolvimento de Sites em São Paulo. Percebeu a diferença? No primeiro pode ser “site” para compras coletivas, “site” para se inscrever no ENEM. Nada objetivo, certo?
  2. Selecione pelo menos 3 variações da palavra-chave principal. Além do conteúdo não ficar robótico isso garante que seu texto será rastreado por diversos temas, ponto com o Google.
  3. Defina pelo menos 3 dúvidas em relação a palavra-chave selecionada que será solucionada no decorrer do texto. Garanta que seu usuário ficará satisfeito com as respostas que obtiver e não precisará procurar outras opiniões.
  4. Garanta que a palavra-chave principal aparecerá no título (de preferência à esquerda), na descrição, no primeiro parágrafo do texto, na URL, em pelo menos um subtítulo e em pelo menos uma imagem. A quantidade de palavras-chave e termos relacionados dependerá do tamanho do texto, quanto maior o texto maior a necessidade.

4) Otimize para PageRank

O PageRank é um dos algorítimos mais determinantes do Google para elencar os resultados de pesquisa. Em resumo, este algorítimo mede a importância de uma página de acordo com a quantidade e qualidade de links que apontam para ela.

É uma forma dos sites compartilharem sua relevância com outros.

Por exemplo, se um site X tem uma ótima nota no PageRank e ele aponta em uma matéria para outros 5 sites sua nota será divida com estes sites, que se tornarão relevantes pela indicação.

A frase “diga-me com quem tu andas que te direis quem és” nunca fez tanto sentido, não é mesmo?

Como otimizar para PageRank:

  1. Ao criar conteúdos originais e realmente relevantes com o tempo você se tornará uma autoridade no assunto e será referenciado naturalmente. É o que acontece com grandes portais que possuem seu conteúdo referenciado por milhares de sites sem precisar se preocupar com isso.
  2. Crie uma estratégia de imprensa para que sua empresa seja mencionada em sites realmente relevantes para o seu segmento. Cuidado: não adianta ter uma empresa de óculos de grau e ser referenciado pelo Globo Rural.
  3. Crie parcerias complementares ao seu negócio com Guest Post. Esta estratégia funciona com uma troca de conteúdo e relevância. Ex: uma empresa de limpeza pós obra em parceria com uma empresa de decoração de interiores.

5) Dê atenção aos tamanhos

Talvez você ainda não saiba mas quando se trata de SEO existem diretrizes sobre o tamanho do título, do link, da descrição, da palavra-chave e até mesmo do conteúdo.

Isso não é besteira, é ciência.

Não, você não precisará contar letra por letra, para isso existe a tecnologia.

Recomendamos duas ferramentas que irá deixar este trabalho mil vezes mais fácil e que poderá garantir que seus textos seguirão as normas SEO.

Contador de Caracteres

É um site em que você insere o texto e ele informa quantos caracteres possui. Mais simples que isso impossível, não é mesmo?

Yoast SEO

Se seu blog foi desenvolvido em WordPress você poderá contar com um plugin chamado Yoast SEO. Este plugin tem uma versão gratuita bem completona que rastreia o que você está escrevendo em tempo real e dá dicas personalizadas de otimização SEO e legibilidade. Incrível, não é mesmo?

Abaixo os números que você precisa se atentar caso não utilize um plugin:

  1. O título SEO deve conter entre 41 a 60 caracteres.
  2. A URL completa deve conter entre 50 a 60.
  3. É recomendado escrever no mínimo 2.000 palavras por texto.
  4. As frases não devem conter mais do que 25 palavras.
  5. É indicado que os parágrafos não contenham mais do que 150 palavras.
  6. Deve haver um subtítulo (título H2) a cada 300 palavras.
  7. Não utilize mais do que 4 palavras em sua frase-chave.

6) Utilize links internos e externos

Um item importante para a estratégia de SEO para blog é a utilização de links internos e externos em todos os artigos.

Links internos servem para engajar os usuários a continuar lendo outros artigos produzidos que podem complementar o conteúdo.

Links externos servem para deixar o conteúdo mais rico, gerar credibilidade e fomentar a cultura de compartilhamento que faz a internet ser o que é.

7) Crie conteúdos originais

Você pode não saber mas o Google pune conteúdos copiados. Por isso, quando for criar um novo artigo escreva sobre o que já está na sua cabeça.

Procure não pesquisar conteúdos sobre o mesmo tema na fase inicial da escrita. Crie o corpo do texto como se fosse uma conversa, afinal de contas, nós não ficamos pesquisando quando estamos falando com o cliente, certo?

Para enriquecer seu texto você pode realizar pesquisas na etapa de revisão e refinamento do conteúdo. Dessa forma você garante que conseguiu colocar sua própria voz no artigo e se diferenciar da concorrência.

8) Acompanhe os resultados

Primeiramente é importante que seu objetivo não seja vendas direta pois do contrário não estará produzindo conteúdo relevante e sim realizando panfletagem.

Um dos principais objetivos das estratégias de SEO para blog é aumentar a quantidade de visitas orgânicas, por isso, é fundamental acompanhar os resultados de cada artigo através do Google Analytics.

Principais indicadores de Blog no Google Analytics

  1. Duração da visita em cada post. Isso irá demonstrar se o texto foi bem escrito e se está chamando a atenção do público-alvo.Esse dado é importante pois caso o público não esteja se interessando haverá duas possibilidades: o tema não foi bem escolhido ou o texto não está se conectando com a persona.
  2. Taxa de saída. Este é um bom indicador para analisar a qualidade dos links realizados no artigo. Caso a taxa de saída esteja acima da média será importante rever o texto para melhorar a conexão com os links internos.
  3. Visitantes orgânicos. Analise os posts que mais trazem visitantes orgânicos e aposte em continuações, revisões periódicas e em reaplicar em novos posts a mesma “fórmula”.

Resumo das estratégias de SEO para blog

Se você chegou até aqui provavelmente terá muito trabalho pela frente para aplicar todas essas estratégias de SEO em seu blog.

Tenha paciência e saiba que com o tempo você conseguirá criar conteúdos otimizados naturalmente. Lembre-se também que o esforço vale à pena e que os resultados das estratégias de SEO estão reservados para aqueles que não desistem.

Abaixo listamos as principais ações que devem ser aplicadas já no próximo texto.

  1. Defina a persona, o objetivo e a palavra-chave antes de começar a escrever.
  2. Escreva de humano para humano e gere conexões reais.
  3. Acompanhe os resultados para otimizar conteúdos antigos e produzir novos.
  4. Fale da sua experiência e crie conteúdos originais.

Se você gostou deste artigo leia também 2 ferramentas gratuitas para analisar se seu site é responsivo

Renata Furtner

Sobre o Autor

Renata é Psicóloga, especialista em Neuromarketing e Comportamento do Consumidor. Obcecada por café e livros de história, consegue passar horas falando sobre praticamente qualquer assunto.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *