mar 13
O Que Fazer Quando o Site Está Fora do Ar?

O Que Fazer Quando o Site Está Fora do Ar?

Só quem já ficou com o site fora do ar sabe o pânico que é ver um erro no lugar do site e não saber o que fazer.

Há várias razões pelas quais um site pode ficar fora do ar. Aqui estão algumas das causas mais comuns:

  1. Problemas de hospedagem: um site WordPress depende de um servidor web para funcionar. Se houver problemas com o servidor ou com a hospedagem, o site pode ficar fora do ar.
  2. Problemas de compatibilidade: às vezes, as atualizações do WordPress ou dos plugins podem causar problemas de compatibilidade com o tema ou outros plugins, o que pode levar o site a ficar fora do ar.
  3. Problemas de segurança: se o site WordPress for hackeado ou sofrer um ataque, isso pode fazer com que ele fique fora do ar ou que funcione de forma inadequada.
  4. Problemas de tráfego: se o site receber um grande volume de tráfego, isso pode fazer com que ele fique fora do ar. Esse probolema pode ser causado por um pico de tráfego súbito ou por uma sobrecarga do servidor.
  5. Problemas de DNS: se houver problemas com o DNS (sistema de nomes de domínio), o site pode ficar inacessível para os usuários.

Para cada problema citado acima, um número e uma mensagem de erro são gerados e exibidos na tela do seu navegador.

Primeiro de tudo, é importante dizer que o erro é nosso amigo. Isso porque sem ele seria impossível resolver o problema, portanto não se desespere.

Códigos de status HTTP

Códigos de status HTTP são códigos numéricos que indicam o resultado de uma solicitação HTTP entre um cliente (geralmente um navegador web) e um servidor web. Esses códigos de status são retornados pelo servidor como uma parte da resposta HTTP e são usados para informar ao cliente se a solicitação foi bem-sucedida ou não e se houve algum problema na comunicação.

Os códigos de status HTTP são importantes para os desenvolvedores web, pois fornecem informações úteis sobre o status de uma solicitação, permitindo a resolução de problemas e melhorias na experiência do usuário.

Sendo assim, a primeira dica é copiar e colar o erro com uma pergunta em português.

Exemplo: Erro 500 o que é e como corrigir?

Pronto, agora você tem uma infinidade de informações e não mais apenas números e palavras em inglês.

Identifiquei o erro e agora?

Identificar o erro não faz com que seu site volte a funcionar. Além disso, se você é empreendedor provavelmente não tem tempo para perder lendo a infinidade de artigos sobre erros e possíveis correções.

Por isso, abaixo compartilharemos nossa experiência com você para que possa identificar e corrigir os principais erros com facilidade.

Erro 503

O erro 503 é um código de status HTTP que indica que o servidor web está temporariamente indisponível ou incapaz de lidar com a solicitação do cliente. Isso pode acontecer quando o servidor está sobrecarregado, em manutenção ou enfrentando problemas técnicos.

Ao receber um erro 503, o cliente deve tentar novamente mais tarde, quando o servidor estiver novamente disponível. Em alguns casos, o servidor pode retornar informações adicionais sobre o motivo do erro 503, o que pode ajudar a resolver o problema.

Erro 500

O Erro 500 significa problemas de processamento com a hospedagem do site.

  1. Pagamento: Acesse o painel da sua hospedagem para garantir que o pagamento está em dia
  2. Recursos: Se o pagamento estiver em dia, verifique se o plano contratado é suficiente para seu site e e-mails
  3. Suporte: Tudo certo? Então entre em contato com o suporte da hospedagem.

Caso seja um problema de desenvolvimento, entre em contato com seu desenvolvedor ou solicite um suporte pontual para uma agência de criação de sites.

Erro 403

O erro 403 é um código de status HTTP que indica que o servidor web recebeu a solicitação do cliente, mas se recusa a fornecer o acesso ao recurso solicitado. Isso ocorre quando o servidor não permite que o cliente acesse o recurso solicitado devido a questões de permissão.

Em outras palavras, o erro 403 é retornado quando o cliente tenta acessar um recurso para o qual não tem autorização. Isso pode acontecer por várias razões, incluindo:

  • A autenticação do cliente falhou.
  • O cliente não tem permissão para acessar o recurso solicitado.
  • O recurso solicitado está bloqueado pelo servidor ou pelo firewall.

Quando um cliente recebe um erro 403, geralmente é necessário entrar em contato com a hospedagem para resolver o problema de permissão.

Erro 404

Esse erro significa que uma página não existe ou não pode ser encontrada. É especialmente ruim para o SEO, pois o Google penaliza sites com muitos erros 404, afinal ninguém gosta de navegar pela internet e ficar dando de cara com erros, certo?

Como o Google prioriza a experiência do usuário acima de tudo você poderá perder ou ganhar pontos.

  1. URL alterada: Se você acha que alterar a URL é a mesma coisa que alterar uma imagem da página saiba que está muito enganado. Em termos práticos, a URL é o endereço de uma casa e a imagem uma janela ou um tapete. A janela ou o tapete são itens que você pode mudar, mas o endereço não.Uma vez que um link foi indexado no Google ele pode demorar meses para atualizar a URL, mesmo avisando o Google, por isso, pense bem na URL antes de criar uma página.
  2. Página deletada: O Google também pode demorar para retirar das suas buscas uma página que foi deletada, por isso, é importante criar um redirecionamento interno para uma página existente que tenha alguma relação com a página deletada.

#dica: Quer saber se existem mais páginas do seu site com erro 404 indexadas no Google? Digite site:meusite.com.br para visualizar todas as páginas indexadas.

Erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN

Esse problema está diretamente relacionado com o seu domínio.

  1. Pagamento: Acesse o painel do seu domínio para garantir que o pagamento está em dia. Caso tenha contratado com a hospedagem, basta acessar o painel da hospedagem.Não lembra onde comprou? Se seu domínio for .com.br muito provavelmente sua compra foi diretamente através do site registro.br.
  2. Apontamento: É importante garantir que seu domínio está apontando para a sua hospedagem. Com a ferramenta Who Is do Registro BR você pode verificar em servidor DNS para onde está apontando.
  3. Propagação: trocou de hospedagem ou acabou de lançar seu site? Fique tranquilo, pois a propagação pode demorar até 72 horas. Caso o problema persista, entre em contato com seu desenvolvedor ou com o suporte da sua hospedagem.

Sobre o Autor

Helen Paiva é desenvolvedora Front End orgulhosa, especialista em comportamento do consumidor e apaixonada por UX/UI Design.