nov 25
melhores imagens para anúncios

3 tendências de imagens para entender o novo consumidor

Através das pesquisas realizadas por usuários reais é possível entender o que mudou em termos de beleza e valores.

São pesquisas realizadas em sua maioria por empresas e empreendedores para criar anúncios ou conteúdos que se comunique com o público-alvo.

Se uma imagem fala mais do que mil palavras, temos dezenas delas para mostrar o que chama atenção e o que conecta as pessoas e faremos isso através do relatório de buscas da ShutterStock.

Como escolher as melhores imagens para anúncios

Conhecer o ser humano após crises sanitárias, políticas, sociais e mudanças geracionais é fundamental para saber como se comunicar com o novo consumidor.

Além de entender quem é o consumidor, é muito importante conhecer a fundo o perfil e a linguagem da sua marca, afinal de contas, não adianta nada apenar utilizar tendências sem uma identidade sólida.

Então para escolher as melhores imagens para anúncios é necessário cruzar a identidade, o público alvo e as estratégias de marketing da empresa.

Nada deve ser postado se não fizer sentido para o consumidor em potencial ou para o posicionamento da marca, então antes de apertar “enviar” para qualquer publicação se pergunte se isso reforça a ideia que você quer transmitir.

Abaixo listamos as imagens mais pesquisadas segundo o relatório:

1) Faces Surrealistas

O ser humano no centro unindo realidade às linhas, aquarela, artes abstratas e inspiradas em Picasso. O ser humano como um ser social é instintivamente atraído por rostos, principalmente quando olham diretamente para a tela.

A grande diferença aqui é que esses rostos mostram introspecção, mudança, evolução, flexibilidade e descoberta.

Tudo a ver com o que estamos vivendo, não é mesmo? E é isso que faz com que as pessoas se identifiquem com esses retratos.

Reflete nossa nova realidade onde nada é estruturado ou previsível.

Termos de pesquisa:

Arte face line: aumento de 536%

A procura por essas imagens aumentou espantosamente. Podemos culpá-los? Essas artes são lindas.

Arte face line nada mais é do que minimalismo que nos remete ao que é essencial e linhas para mostrar que a vida é fluida e sem estrutura.

Esse conceito nos remete a algumas coisas que aprendemos durante o isolamento social, não é mesmo?

Face Painting: aumento de 156%

Parecido com o estilo acima mas com uma pitada de esperança.

Retrato contemporâneo: novo termo de pesquisa

A influência do Picasso adiciona mais elementos fantásticos e são capaz de transmitir sensações inerentemente humanas.

2) Identidades sem filtros

Depois de décadas buscando o ideal as pessoas começaram a perceber que a sociedade é plural e o quão prejudicial para a nossa saúde mental é tentar se encaixar. Isso é ainda mais significativo para mulheres, pessoas negras, idosos e pessoas da comunidade LGBTQ+.

Segundo uma pesquisa sobre o perfil de consumo da mulher brasileira, 58,5% das entrevistadas afirmaram que as propagandas não retratam a mulher real.

Se a parte mais importante do marketing é saber com quem sua empresa está falando, então a segunda parte é se conectar com esse público.

Você sabe quem é seu consumidor de verdade ou ainda utiliza imagens montadas para chamar atenção?

Termos de pesquisa:

Não binário: aumento de 2.300%

Essa busca vai além da identificação de uma parcela da sociedade como pessoa não binária, perpassando temas como representações sociais de gênero, machismo e feminismo.

Marcas de roupa já estão criando sessões unissex e coleções mais neutras. O motivo disso é uma demanda da sociedade para equilibrar às exigências de gênero, revendo o conforto feminino e vaidade masculina.

Pessoas autênticas: aumento de 133%

As pessoas cansaram de se sentirem inadequadas com a quantidade de Photoshop para criar peles de porcelana e sorrisos perfeitos.

Marcas que contam histórias, sorrisos que poderiam ser da pessoa que mora ao lado. Pessoas normais na verdade mostram a peculiaridade de cada um dos bilhões de habitantes que vivem na terra e nos ajudam a perceber como o mundo é bonito sem filtro.

Retratos espontâneos: aumento de 350%

Em inglês Candid Portraits se tornou um estilo muito procurado por captar momentos e movimentos com honestidade e simplicidade.

Seja para modelos comerciais ou para fotos de casamento os retratos espontâneos são capazes de nos transportar para a cena e transmitem mais emoção.

3) Olhando para si

A pandemia nos fez mudar o foco do mundo exterior para nossa casa, pessoas mais próximas e nós mesmos. Criamos novos hobbies, descobrimos talentos, nos voltamos para o autocuidado, aprendemos novas habilidades e vivemos mais o presente ao precisar viver um dia de cada vez.

Isso fez com que as pessoas começassem a ser retratadas de uma forma diferente dentro de casa.

 

Termos de pesquisa:

Autocuidado: aumento de 177%

O autocuidado é uma arte que requer uma rotina de amor próprio e vai muito além dos produtos de beleza.

Aconteceu um movimento de introspecção e busca de maneiras para aumentar o bem estar psíquico e emocional. Isso fez com que as pessoas passassem a valorizar mais o tempo de qualidade que investem em si mesmas.

Muito comum para expressar hábitos, rotinas e sentimentos são os desenhos que celebram diversidade e geram identificação.

Hobbies domésticos: aumento de 102%

Depois que percebemos que a pandemia não iria embora tão cedo começamos a explorar as possibilidades dentro de casa. Assim surgiram novos hobbies, talentos e habilidades.

Saber disso é conhecer melhor o consumidor e aprender a retratá-lo e criar conteúdos que promovam reconhecimento.

Artes: novo termo de pesquisa

Criamos tempo para nos expressar e tiramos espaço do perfeccionismo. Arte, inspiração e criatividade são conceitos que nos ajudam a entender o que as pessoas estão buscando e valorizando.

Busca por país: Brasil

Neste relatório é possível saber as duas palavras e a cor mais pesquisada por país.

Você consegue imaginar quais foram as pesquisas mais realizadas pelos brasileiros? Spoiler: não poderíamos ser mais tropicais que isso.

Azul clássico

Estampa de verão

A cor mais procurada

O novo consumidor em palavras

  • Realidade
  • Diversidade
  • Essência
  • Abstrato
  • Body Positive

Sobre o Autor

Renata é Psicóloga, especialista em Neuromarketing e Comportamento do Consumidor. Obcecada por café e livros de história, consegue passar horas falando sobre praticamente qualquer assunto.