mar 16
Primeiros impactos na economia Chinesa e global COVID-19

Primeiros impactos na economia Chinesa e global COVID-19

Além de gerar um sofrimento humano imensurável, pandemias como o Coronavírus também são responsáveis por um impacto financeiro significativo a nível global.

A COVID-19 rapidamente alterou prioridades de consumo e realidade laboral.

Enquanto os prejuízos financeiros já foram reportados pela China, empresas ao redor do mundo estão sendo diretamente afetadas por essa crise global.

Projeções recentes sugerem que é uma questão de tempo até que a maioria das empresas enfrentem desafios parecidos.

Um estudo realizado no Centro Global de Empreendedorismo e Inovação da Universidade de St. Gallen na Suíça coletou e examinou dados de satélite e de rastreamento digital para verificar o impacto do COVID-19 na economia Chinesa.

O estudo analisou a poluição do ar para identificar a atividade fabril na China Entre Janeiro e Fevereiro, ápice da crise do Coronavírus no país.

Dados de emissões vem sendo utilizados há bastante tempo como uma medida quantitativa para indicar certos tipos de atividades econômicas.

A análise é simples: diminuição na poluição indica diminuição na manufatura.

Estes dados mostraram o severo impacto no setor industrial da China em Janeiro e Fevereiro, apresentando uma queda de 38% entre 24 de janeiro, quando o governo iniciou a quarentena e 21 de fevereiro, dia de retorno ao trabalho em muitas províncias Chinesas.

Em alguns locais a queda foi ainda maior, 53% em Within Hubei e 85% nos municípios mais afetados de Wuhan City.

Veja abaixo imagens de satélite fornecidas pela NASA que apresentam os níveis de dióxido de nitrogênio entre Janeiro e Feveiro.

Impacto econômico desta queda de produção

Ao converter os dados de emissão ao faturamento em dólar a estimativa indica que um declínio de 38% na produção indique 215 bilhões de prejuízo para a economia Chinesa apenas neste período.

Porém, o impacto real na economia Chinesa devido ao Coronavírus será muito maior do que isso. O motivo é que, enquanto alguns lugares menos afetados já estão retornando às atividades regulares, outros ainda poderão demorar mais para retornar ao ponto em que estavam antes da crise.

A manufatura Chinesa abastece mercados globalmente, por isso, os efeitos da diminuição na manufatura Chinesa afetam pequenos e grandes negócios ao redor do mundo.

Como a Apple, por exemplo, que está com uma queda de 8,47% enquanto escrevo este artigo.

Impacto na Chinesa e no mundo

Os dados abaixo foram fornecidos pela BBC Estados Unidos.

  1. Queda na previsão de crescimento econômico em 2020.
  2. Viagens dos Estados Unidos para todas as regiões do mundo caíram drasticamente entre 6 de Janeiro à 8 de Março de 2020.
  3. A compra de carros na China cai 92% de Fevereiro

Segundo entrevistas fornecidas para a empresa Business Insider alguns setores estão sendo mais afetados que outros nesta crise global.

Burberry

Empresas como a Burberry perceberam uma queda significativa na demanda por itens de luxo.

Segundo o CEO da empresa Marco Gobbetti, enquanto não é possível prever quanto tempo esta crise irá durar eles permanecem confiantes na estratégia.

Grande parte das lojas da marca estão fechadas enquanto outras atuam em horários reduzidos.

De acordo com o CEO ações estão sendo tomadas para garantir a saúde de seus funcionários.

burberry china

Home Depot

30% de seus recursos são produzidos na China, por isso, a empresa está limitando as compras online para 10 unidades por cliente.

Home Depot

KFC, Pizza Hut, Taco Bell

De acordo com relatório de performance essa, e outras marcas Yum reportaram 15,6% de queda em Fevereiro.

kfc china coronavirus ice cream

Netflix, Disney, Apple TV e +

A produção de filmes e séries também foram afetados pela quarentena!

The Morning Show, a Pequena Sereia e a 4° temporada de Stranger Things são alguns exemplos.

Resultado de imagem para the morning show

Leia também Como as empresas podem responder ao Coronavírus

Sobre o Autor

Renata é Psicóloga, especialista em Neuromarketing e Comportamento do Consumidor. Obcecada por café e livros de história, consegue passar horas falando sobre praticamente qualquer assunto.