ago 08

Tudo o que você precisa para montar seu escritório home office

Em dúvida sobre como montar um escritório home office? Veja aqui dicas para criar, equipar e organizar um ambiente de trabalho que ajude você a ser mais produtivo.

Por que montar um escritório home office?

Se você quer organizar tudo para finalizar seu expediente com qualidade quando estiver trabalhando home office, faz bem em montar um escritório em casa.  Ter um espaço reservado para suas atividades profissionais ajuda a manter a concentração e foco. A organização do ambiente ainda evita perda de tempo e aumenta seu conforto.

Em videoconferências também é possível demonstrar mais profissionalismo aos colegas de trabalho, clientes e parceiros comerciais. Além disso, se trata de forma eficiente de separar sua vida pessoal do seu negócio ou emprego.

Por mais que seja uma tarefa gratificante e fácil de alcançar, montar um escritório home office pode ser um processo desafiador. Sendo assim, este texto apresentará dicas úteis para você saber equipar, organizar, decorar e estruturar esse recinto. Portanto, mantenha a leitura!

Fazer as coisas. mulher jovem e bonita trabalhando no computador enquanto está sentada no escritório em casa

 Como montar um escritório home office

É importante saber como equipar um local de trabalho home office para evitar desperdício de dinheiro e tempo. Então, acompanhe as sugestões passadas abaixo, pois elas têm o intuito de ajudar você fazer um bom investimento e obter o melhor resultado.

Determine o seu espaço

Um local tranquilo, longe de barulho externo, bem iluminado e com boa ventilação, esse é o tipo de ambiente ideal que permite manter o foco e a atenção em qualquer atividade. Pensando nisso, procure um cômodo da sua casa que tenha essas características e que pode ser usado para montar seu escritório home office.

Na falta desse quarto, ainda há a opção de criar um compartimento isolado com divisórias de gesso acartonado ou drywall, por exemplo. Caso não tenha como evitar sons vindos do lado de fora, considere adquirir um fone de ouvido com cancelamento de ruído. Já um ventilador ou um ar-condicionado são úteis para deixar a temperatura agradável.

 Tome cuidado com a paleta de cores do home office

Criar um escritório em casa com as tonalidades certas é importante para montar um ambiente de trabalho adequado e agradável. As cores têm o poder de influenciar nosso humor, níveis de energia, concentração e imaginação. Por esse motivo, escolhê-las com cuidado trará mais vantagens quando realizar suas funções de modo home office.

Tons suaves como azul, verde e branco produzem uma sensação de calmaria, ideal para preservar a atenção. Já amarelo ou laranja em nuances claras estimulam a animação e a criatividade. Mas você também pode personalizar o espaço com cores que lhe inspirem, tenham um significado especial ou estejam relacionadas ao seu negócio.

Coleções de ladrilhos de mármore, papéis de parede, amostras de cores, fotos do interior da casa, xícara de chá, conjunto de papéis para cartas

 Invista em uma cadeira confortável

Se você for ficar sentado por muito tempo durante o expediente e não tiver uma boa cadeira, há mais chances de ter alguns problemas. Por exemplo, devido a má postura é normal surgir dores ou desconforto nas costas, pescoço, ombros e pernas. Esse mal-estar, evidentemente, atrapalha o desempenho de quem trabalha home office. 

Portanto, procure um assento ergonômico com apoio lombar para a coluna ficar na posição certa. É preciso ser ajustável e ter apoio de braço que diminua a tensão nos ombros e nos braços. As cadeiras para escritório acolchoadas com rodinhas são melhores, pois garante maior conforto e evitam que você se esforce para alcançar objetos.

Pense em investir em acessórios ergonômicos

Além da cadeira, existem outros objetos que tornarão seu escritório home office mais confortável e protegerão sua saúde. Colocar o monitor em um suporte, por exemplo, garante que pescoço, cabeça e ombros permaneçam na posição correta. Teclados e mouses ergonômicos reduzem o estresse nos punhos e nas mãos.

Um apoio para os pés diminui a pressão nas pernas e melhora a circulação. Para quem utiliza teclado tradicional um descanso para pulsos consiste numa opção para proteger os punhos. Montar um espaço de trabalho arrumado com porta-canetas, porta-documentos e organizadores de mesa, evita que você faça movimentos repetitivos desnecessários.

Trabalhar em casa em uma estação de trabalho ergonômica

Tenha um bom equipamento para trabalhar

Se você não quer que seu sistema trave durante uma videoconferência com seu chefe ou um cliente, não demore ao rodar os programas atrapalhando sua produtividade, invista em um bom computador. Um dispositivo com processador Intel Core i3 ou AMD R, memória RAM SSD de 32 GB a 128 GB ou HD de até 500 GB serve para tarefas básicas.

Caso seu trabalho exija um desempenho mais avançado, ao montar seu escritório home office considere adquirir um aparelho com especificações superiores a essas. Além disso, avalie recursos, como boa webcam, licenças de softwares, alta resolução e outros. Para saber mais e ver ótimos modelos confira também Os 10 Melhores Notebooks até R$ 4000.

Tenha uma boa iluminação no local

A probabilidade de sentir fadiga nos olhos e demorar mais para realizar as tarefas será maior num escritório mal iluminado. Então, siga algumas estratégias para montar a iluminação adequada para o seu home office. Posicione a mesa perto de uma janela, a fim de aproveitar a luz do dia ao máximo.

Além disso, opte por lâmpadas com temperatura de cor próxima à luz natural, em torno de 4000 a 6500K. Elas ajudam a manter a concentração e previnem problemas de “visão cansada”. Caso você não consiga obter uma boa luminosidade com essas dicas, considere adquirir uma luminária de mesa, mas a posicione longe da tela para evitar reflexos.

Invista em prateleiras e armários para manter a organização

A arrumação do seu ambiente de trabalho home office pode ser feita em prateleiras e armários. Neles, é possível incluir coisas de escritório, como livros, documentos, papéis e outros materiais. Atualmente, têm diversos modelos no mercado, como as prateleiras flutuantes que você monta na parede, sem suportes visíveis.

Também há estantes modulares que permitem ajustar as divisórias de maneira mais flexível. Quanto aos armários, existem os convencionais com portas e gavetas que são ótimos para esconder objetos que não queira deixar visíveis. Além do mais, esses móveis podem possuir rodízios, ser feitos de madeira, aço ou metal.

Local de trabalho vazio no escritório

Pense em ter um mural para anotações

Quando se trabalha home office é essencial saber se organizar, porém com tantas informações algumas situações ficam confusas. Pensando prevenir esse problema, você pode montar um mural no seu escritório em casa. Assim, poderá anotar com rapidez lembretes, tarefas importantes, prazos, eventos, ideias e outras informações.

Para criá-lo basta encontrar um local próximo da sua mesa e comprar os materiais necessários, como lousa, quadro de cortiça ou adesivo de parede para fazer mural. Conforme o item que escolher, adquira giz, post-it ou canetão para escrever, dê preferência a várias cores, dessa forma é possível indicar prioridades.

Faça a decoração de acordo com seu gosto

Montar a decoração de um escritório home office é uma tarefa que tem a ver com gosto pessoal e necessidades, mas é importante tomar cuidado para não exagerar. Lembre-se que o ambiente deve ser tranquilo, facilitar seu conforto e concentração. Se desejar pode acrescentar um ou dois vasos de plantas que proporcionam sensação de bem-estar.

Fotografias, obras de arte ou objetos que reflitam sua personalidade e interesses também são relevantes, porém sem excessos. Além disso, tente experimentar incluir diferentes objetos e criar layouts variados até encontrar o estilo que se adapta melhor ao seu perfil e ajuda você a ter um bom desempenho. 

Tenha um espaço para aliviar a pressão e tensão do trabalho

Montar uma área no seu escritório home office para aliviar a pressão e tensão do trabalho é extremamente benéfico para a saúde física e mental. O alívio do estresse e ansiedade favorece o aumento da produtividade, além de melhorar o bem-estar geral e estimular a criatividade.

Para criar esse espaço você pode acrescentar um sofá ou poltrona confortável para relaxar ou tirar uma breve soneca durante o horário de almoço ou nas pausas. Jogos de tabuleiro, mesas de pingue-pongue, fliperamas e videogames, do mesmo modo, geram descontração. Ver livros, revistas e quadrinhos são outras opções.

Arquiteto de sucesso trabalhando à noite em seu escritório em casa em um novo projeto de cidade.

Aproveite as dicas e monte um bom escritório home office na sua casa!

Montar um bom escritório home office é essencial para promover produtividade, bem-estar e eficiência em nosso ambiente de trabalho remoto. Há diversos aspectos que tornam esse lugar mais agradável, como a escolha do mobiliário ergonômico até a iluminação adequada. Com isso, é possível criar um ambiente propício para ter foco e concentração.

Construir esse espaço na sua casa é uma decisão inteligente, pois ele tornará seu expediente numa experiência prazerosa e bem-sucedida. Com dedicação, organização e criatividade, é possível moldá-lo para potencializar a sua produtividade, aumentar a eficiência e promover o seu bem-estar no dia-a-dia.

Sobre o Autor

Renata é Psicóloga, especialista em Neuromarketing e Comportamento do Consumidor. Obcecada por café e livros de história, consegue passar horas falando sobre praticamente qualquer assunto.